Como abrir uma empresa de representação comercial

representação comercial

Como abrir uma empresa de representação comercial 

Então você está pensando em liberar o seu espírito empreendedor e começar um negócio no ramo da representação comercial? Já pensou bem? Tem um plano? Já considerou os custos, as oportunidades e os riscos? Ainda não, não tem problema. Nós podemos te ajudar com isso. Apresentamos neste artigo tudo que você precisa saber para abrir uma empresa de representação comercial.

O que é uma empresa de representação comercial?

A maioria dos fabricantes tem que competir com outras empresas que produzem produtos similares aos seus. E é aí que os representantes comerciais entram, eles visitam os clientes encorajando-os a optar por uma determinada marca em detrimento da outra, muitas vezes, oferecendo acordos de exclusividade.

Dessa forma, a representação comercial funciona ligando produtos e clientes, mas não é só isso, uma empresa de representação também é uma marca que se responsabiliza pelo produto/serviço vendido.

As principais funções de uma empresa de representação são:

  • Realizar visitas à cartela de clientes visando a intermediação de vendas, e a clientes em potenciais apresentando o produto;

  • Estabelecer as negociações com os clientes e atender aos pedidos realizados por eles;

  • Promover produtos e analisar o nível de satisfação dos consumidores.

Como anda o mercado de representação comercial?

Nos últimos os setores de comércio e atacado cresceram no Brasil, e as dificuldades apresentadas pela crise financeira mundial fizeram com que a representação comercial se tornasse ainda mais importante para a receita desses setores, ajudando-os a garantir maior penetração no mercado. Além disso, o mercado da representação comercial é abrangente, envolve todos os segmentos.

Veja também:

Como montar uma distribuidora de medicamentos
Como abrir uma empresa
Como montar uma empresa de cobrança
Como montar um hotel para cachorro

Como abrir uma empresa de representação comercial?

O ponto de partida para qualquer negócio é a fase de planejamento, ou seja, o plano de negócios. Ao criar esse documento você deve pensar na visão que tem para sua empresa, aonde pretende chegar e em todos os aspectos necessários para seu funcionamento.

Estruturalmente falando você precisa de pouco para montar uma empresa de representação comercial, a principal vantagem é que você não precisa de imediato de um local exclusivo para o seu negócio, você pode montar a sua empresa na sua casa ou optar por um escritório compartilhado.

Em termos de mão de obra, você só precisa de alguém para administrar, normalmente o próprio empreendedor ocupa essa função, pelo menos dois representantes de vendas para realizar as visitas aos clientes, um secretário e um contador.

Confira a seguir o procedimento necessário para abertura da sua empresa:

  1. Consulta do nome e marca: Conferir se o nome escolhido para sua empresa está disponível, assim com a marca. Você vai precisar ter essas informações definidas para lidar com questões legais da empresa.

  2. Registro de pessoa jurídica e obtenção de CNPJ: Esse registro é realizado na Receita Federal do seu município, para isso, você vai precisar da seguinte documentação:
  • Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica, preenchida no próprio site da Receita;
  • Se você estiver abrindo uma empresa em sociedade será necessário repassar informações sobre os sócios e administradores. Nesse caso, também se faz necessário a elaboração de um contrato social.
  • Documento básico de entrada do CNPJ. Para cada tipo de empresa, a Receita Federal fornece uma lista de documentos, confira aqui

3) Solicitação da Inscrição Estadual na Receita Estadual

4) Alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda:

5) Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;

Por fim, lembramos que, como em todo negócio, o empreendedor precisa ter conhecimento do mercado e ainda algum preparo para gerir seu negócio (conhecimentos de gestão administrativa e organizacional). Além disso, é imprescindível que o empreendedor tenha alguma especialização em vendas.

Tudo isso é adquirido com estudo em vários cursos até grátis pela internet, outros pagos.

Gostou das dicas? Então agora é a hora de começar a desenvolver o seu negócio, deixe seu comentário e se inscreva em nossa lista de emails.

Pesquise aqui, no BUSCADOR DE ARTIGOS


2 thoughts on “Como abrir uma empresa de representação comercial

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *