Abrir uma empresa de software

Abrir uma empresa de software

O setor de desenvolvimento de software no Brasil está em grande crescimento, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Software, o mercado do Brasil já movimenta certa de R$ 20 bilhões de reais anualmente e tem uma perspectiva de crescimento de 10% ao ano.

Observando estes dados, percebemos que abrir uma empresa de software pode ser um investimento com ótimos retornos. Por isso, preparamos para você um artigo que busca esclarecer as suas principais dúvidas sobre como abrir uma empresa de software e te dar uma base firme para você continuar investindo nessa ideia.

Caso tenha alguma dúvida, sinta-se a vontade para deixa-las nos comentários, adoraremos te responder.


Tópicos:

  • Investimento
  • Perspectiva de lucros
  • Desenvolvimento de Software
  • Software para empresas
  • Aspectos legais
  • Conclusão

Abrir uma empresa de software: Investimento

Os investimentos para iniciar uma empresa de desenvolvimento de software variam muito de acordo com a forma que você vai escolher trabalhar. Você pode optar por ter um lugar físico ou então oferecer os seus serviços através da internet.

Como não exige uma grande estrutura física, caso opte pela primeira opção, você vai necessitar basicamente de uma sala com internet e computadores. Deve se levado em consideração o aluguel do lugar, que não necessariamente precisa estar em ser lugar muito movimentado, já que os potenciais clientes devem encontrar sua empresa através de um marketing atrativo.

O investimento no caso de uma empresa online reduz bastante, tendo em vista que os gastos com aluguel, internet e computadores não serão necessários, já que os seus funcionários poderão trabalhar até das suas próprias casas.

Os computadores são uma escolha pensada no desenvolvimento de software, para cada profissional que ira usar, se tratando de desenvolvimento de software um bom processador, HD ( hard Disk ) de boa marca e espaço e o minimo de 8gb de memória.

Os computadores de mesa são mais em conta na hora de adquirir, os portáteis são muito bons pela facilidade de transporte dos mesmos.

Cotar no minimo em três lugares diferentes e buscar qualidade seguida de preço, uma estimativa de investimento em equipamentos para inciar algo em torno de 10 mil reais. Adicione a mobilha e investimentos no imóvel caso seja essa a opção de atuação.

Em caso de atuar os funcionários em home office, não será necessário esse tipo de investimento.

Perspectivas de lucros

Os lucros de uma empresa de desenvolvimento de software podem chegar a seis dígitos. Sendo um dos melhores mercados nos Estados Unidos, no Brasil esta área não fica por baixo. Os softwares adaptados às necessidades de cada empresa podem chegar a custar mais de R$ 10 Mil, a velocidade de conclusão dos projetos depende dos profissionais que fizerem parte da equipe.

É importante investir em funcionários devidamente preparados, mesmo que estes possam custar mais que supostos programadores “autodidatas” que existem no mercado.

Desenvolvimento de Software

O Desenvolvimento de software vai além de vender ferramentas prontas para alguém que precisa de uma determinada função computadorizada. Ele está mais para uma atividade criativa que demanda dos programadores uma boa capacidade de entender o que o cliente quer, e produzir, através da programação, a solução mais próxima do ideal para o cliente.

Software Para Empresas

Softwares para empresasMuitas empresas precisam de funções específicas para ganhar em gerenciamento de tempo, recursos, funcionários e etc. A partir disso, entra a importância do treinamento dos profissionais da programação. É preciso verificar a competência dos programadores que você está contratando, tendo em vista que a profissão de programador não possui um órgão que regulamente. Profissionais aptos a modelarem qualquer problema são as chaves de uma empresa de software de sucesso.

Aspectos legais

Antes de abrir a sua empresa, é necessário decidir o tipo da mesma (MEI, EIRELI, Sociedade Limitada, entre outros). E também o regime tributário (lucro presumido, lucro real, etc.).
Em caso de dúvidas procure um contador de sua confiança para se esclarecer, e faça um plano de negócios para ganhar direção em seu novo negócio.

Abrir uma empresa de software: Conclusão

Com um mundo cada vez modernizado, investir em uma empresa que busca trazer mais automação e praticidade para outras empresas, certamente é um negócio promissor. Se você tem interesse em abrir um negócio na área de tecnologia da informação, saiba que esta é uma das áreas que tem mais crescido nos últimos anos.

Para ficar por dentro de mais assuntos na área de negócio e ter acesso a conteúdo exclusivo, lembre-se de se inscrever na lista VIP em nosso website.
Contribua deixando seu comentário abaixo, ou se precisar de apoio fique a vontade para perguntar, vamos buscar te ajudar.

Veja também:

Como montar uma loja virtual de roupas 
Hospedagem de sites dá lucro?

Pesquise aqui, no BUSCADOR DE ARTIGOS

One thought on “Abrir uma empresa de software

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *