Como abrir uma empresa de representação comercial 

como abrir uma empresa de representação comercial 

Como abrir uma empresa de representação comercial

A representação comercial visa vincular produtos e clientes e não apenas funciona como um vendedor, mas como alguém responsável pelo que representa e vende. A atividade é uma maneira de mostrar os produtos em diferentes lugares e para diferentes públicos.

As principais funções são visitar regularmente a clientela com a intenção de intermediar vendas, atender pedidos, informar sobre o andamento das negociações, obter informações sobre potenciais clientes, ajudar a coletar, aumentar contatos, promover produtos e conhecer a satisfação do cliente. Com tais ações, é possível facilitar o marketing.

Como hoje existem muitas empresas que oferecem os produtos mais diversificados, os empreendedores podem aceitar a ideia de montar uma representação comercial.

Você vai aprender:

  1. Conhecimento do mercado de representação comercial
  2. Clientes de uma representação comercial
  3. Localização da empresa de representação comercial
  4. Equipe preparada para fazer representação comercial
  5. Marketing para a empresa de representação comercial

Conhecimento do mercado de representação comercial

Os fabricantes sempre tentam cortar custos e aumentar os lucros. Por isso, estão localizados em locais com grande potencial de vendas, e serão de responsabilidade do representante comercial, tornar o fabricante mais competitivo no mercado.

Portanto, é necessário saber o suficiente sobre qual ramo de atividade irá atuar para identificar o que está em excesso ou escassez, a fim de produzir mais e melhor para seus futuros clientes, levando todo mundo a ganhar dinheiro.

O setor de representação comercial é muito competitivo devido a um grande número de indústrias fornecedoras, concentradas em centros comerciais e com produtos que devem atingir todos os lugares de atuação das empresas ou empresa que representar.

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Clientes de uma representação comercial

A representação comercial é uma atividade muito ampla. Os clientes também serão tão diversos, devido à imensa diversidade de produtos e serviços que podem ser comercializados em cada região.

Cada representante deverá se especializar de acordo com a região onde atua, de acordo com as características dos clientes.

Conhecê-los é fundamental e para isso, você precisa fazer uma pesquisa de mercado para identificar suas características mais peculiares e assim atender com o que se espera de sua representação.

Localização da empresa de representação comercial

No começo, uma representação comercial pode estar no próprio lar do empreendedor. Essa é uma das vantagens, pois é um tipo de negócio que não possui tantos requisitos quanto a instalação física. A empresa pode trabalhar em um lugar pequeno, pois não há necessidade de ter uma sala de vendas ou área de armazenamento. Da mesma forma, não precisa ser de fácil alcance e grande movimentação, como a maioria dos empreendimentos exige.

Qualquer pessoa que esteja começando pode alugar uma propriedade em vez de comprar investir. Neste caso, você precisa estar perto de bancos, shoppings, empresas que são clientes em potencial, etc.

Equipe preparada para fazer representação comercial

O escritório de representação comercial precisará de um gerente, que seja o proprietário, dois representantes que farão visitas aos clientes e uma secretária para fazer o serviço telefônico, relatórios, cuidar dos formulários e auxiliar o representante no dia a dia. Você também precisará ter uma faxineira para cuidar da limpeza do local.

Todos os funcionários precisam ter certas características para serem fluentes nos contatos com os clientes, como a capacidade de ouvir, orientar, negociar, persistir, iniciar negociações, bem como boa vontade, equilíbrio emocional e pronto atendimento.

Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos que devem ocorrer periodicamente entre seus colaboradores, cursos como Gestão de Pessoas, Praticando Qualidade, Cativando o Cliente com um Atendimento de Qualidade ao Cliente, Oratória, e A Arte de Falar em Público, entre outros.

Marketing para a empresa de representação comercial

No negócio de serviços, a maneira mais comum de fazer uma empresa pública é usar os anúncios em revistas especializadas, porque eles são direcionados exatamente para clientes em potencial. A publicidade ineficiente em uma representação comercial é aquela que é realizada em meios de comunicação que não chegam a tal público nem o alcançam, mas difusamente, causando gastos desnecessários. Portanto, é importante identificar o público-alvo e, em seguida, fazer essa publicidade para sua representação comercial.

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