Como montar um auto center – guia definitivo

Como montar um auto center

Como montar um auto center

Um auto center é o lugar onde os donos de automóveis encontram tudo que precisam para a manutenção do veiculo. Um lugar onde tem manutenção de peças, alinhamento, balanceamento, troca de pneus, cambagem etc.

Com a necessidade do brasileiro ficar mais tempo com seu veículo, por conta da situação econômica do pais. Os centros automotivos tem sido cada vez mais um negócio promissor.

As concessionárias dão um prazo de garantia de três anos, e com a atual condição da população, os donos de automóveis estão ficando com os veículos o máximo que pode. tempo estimado de permanecia de 9 anos.

Nos dias de hoje um auto center precisa ser limpo, organizado e principalmente prestar um serviço de qualidade e garantia.

O Brasileiro de hoje precisa de preço e qualidade nos serviços prestados a ele. Portanto é ponto de sucesso ter um preço justo e competitivo, além de organização, limpeza, e qualidade de verdade, além de transparência e verdade.

Neste Artigo você vai aprender.

  1. Como montar um auto center – LOCALIZAÇÃO
  2. Como montar um auto center – ESTRUTURA E COLABORADORES
  3. Como montar um auto center – EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
  4. Como montar um auto center – INVESTIMENTO
  5. Como montar um auto center – CONCLUSÃO

Como montar um auto center – LOCALIZAÇÃO

Dentre muitos negócios esse talvez seja o que a localização seja um dos pontos mais importantes, pois precisa ser um lugar especial para esse tipo de negócio.

Recomenda se que o lugar seja próximo a concessionárias ou lojas do ramo como autopeças, oficinas mecânicas, lava a jato, estacionamentos.

Veja também
Como montar uma empresa de dedetização
Franquia cacau show
Como montar uma distribuidora de medicamentos
Como montar uma empresa de representação comercial

O lugar precisa ter fluxo de pessoas com perfil de consumo dos serviços do auto center. Por isso antes de alugar o ponto é importante conhecer bem o lugar.

O espaço precisa ser setorizado. Um espaço para os clientes, outro para os veículos que estão em espera de peças e equipamentos, outro para serviços rápidos e de maior fluxo como alinhamento, balanceamento, cambagem e troca de pneus.

Procure saber qual o zoneamento do lugar junto a prefeitura antes de alugar, para não precisar fechar por esta em um lugar que não pode funcionar um auto center.

Como montar um auto center – ESTRUTURA E COLABORADORES

A estrutura precisa ser pensada em atender com rapidez, qualidade e segurança. Os profissionais precisam estar em condições de atender com segurança e agilidade.

Um espaço de 200m² é muito bom para o inicio, dividido entre escritório e subdivisões para os serviços que necessitam de espera e os outros que serão feitos de forma rápida.

O piso precisa ser resistente e de fácil limpeza, as paredes sem rachaduras e pintadas de cores claras para dá amplitude ao lugar.

Se possível crie um sistema de reaproveitamento de água pluvial, para a lavagem das peças. Assim estará economizando com a conta de água.

Colaboradores

Dependendo do tipo de auto center, o empresário pode ir aumentando o quadro de colaboradores. Mas para inciar uma empresa de pequeno porte podemos citar 4 profissionais.

Administrativo que cuidará do controle de estoque, agendamento de clientes, cobrança, recebimento, e pagamentos de peças e outras contas que o empresário resolver passar para o funcionário.

Mecânico profissional o profissional responsável pelo trabalho de mecânica que o cliente quer ter, esse profissional precisa ter conhecimentos técnicos em mecânica, conhecimentos de informática para resolver os problemas que surgem em carros mais sofisticados, utilizando equipamentos eletrônicos.

Auto Elétrico é o profissional com conhecimentos técnicos em auto elétrica e que tenha conhecimentos sólidos em componentes eletrônicos. Sabendo bem  o que fazer para resolver os problemas dos clientes, com metodologia clara.

Alinhador de balanceador é o profissional técnico em alinhamento e balanceamento automotivo, com conhecimentos em direção automotiva.

Como montar um auto center – EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

Alguns equipamentos para o funcionamento do auto center.

  • Balanceadora de pneusComo montar um auto center - equipamentos
  • Compressor de ar de 140Lbs
  • Desmontadora de pneus
  • Elevadores automotivos
  • Ferramentas especificas para cada montadora
  • Ferramentas genéricas ( chave de roda, alicates, chave de fenda etc)
  • Pistola pneumática
  • Macaco móvel
  • Mala para testes

As ferramentas podem ser muitas é necessário entender o tamanho do auto center, o que pretende fazer em relação a serviços, para saber o que adquirir.

Como montar um auto center – INVESTIMENTO

Para uma pequeno negócio um investimento inicial de 30 á 50 mil para aquisição de equipamentos, custos de locação de imóvel divulgação e adaptações para o imóvel.

Para um negócio mais completo incluindo um capital de giro para aquisição de peças e etc, um investimento de aproximadamente 110 mil reais.

É necessário claro um estudo de caso, antes de resolver abrir um auto center. Um plano de negócio é recomendado para dar uma visão mais clara do negócio.

Como montar um auto center – CONCLUSÃO

Com uma frota de carros antiga, e nosso povo na sua maioria sem condições de trocar de carro. É sem dúvidas uma oportunidade muito promissora de negócio.

Mas antes de abrir um negócio assim, caso não seja ainda do ramo. Procure conhecer mais sobre o negócio. Faça cursos de gestão de negócios, e cursos na área que deseja trabalhar.

E sempre antes de investir seu dinheiro, faça um plano de negócios. Não arrisque tudo que tem sem conhecer os riscos e probabilidades de sucesso.

Além de ter uma estratégia bem definida antes de iniciar.

Se gostou deixe seu comentário abaixo, se inscreva em nossa lista de emails e receba semanalmente uma matéria como essa.

Pesquise aqui, no BUSCADOR DE ARTIGOS


3 thoughts on “Como montar um auto center – guia definitivo

  1. hudson marques santos diz:

    gostei muito eu so mecanico e quero monta um auto center esse artigo tiro muitas duvidas

    1. Olá Hudson, conte conosco. Mas quanto mais informação você tiver melhor.
      Bos sorte em seu negócio.

      abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *