Como montar uma clinica de estética

como montar uma clinica de estética

Como montar uma clinica de estética

Como montar uma clinica de estética, hoje você vai aprender tudo que precisa sobre esse negócio.

Vamos mostrar qual a diferença entre centro estético e clinica estética, qual o faturamento e rentabilidade desse negócio. Dicas, mercado, divulgação, normas técnicas etc.

Nas opções de se montar uma clinica estética, o empresário pode optar por abrir a sua clinica, como pode optar por abrir uma franquia do setor, que costuma ser muito vantajosa.

As duas opções são interessantes, com vantagens que cada uma traz e desvantagens se comparadas. Veja abaixo os tópicos que vamos abordar. E uma relação de links que ensinam sobre franquias.

Tópicos

  • Mercado e Demanda
  • Estrutura
  • Diferença entre clinica estética e centro estético
  • Divulgação e Marketing
  • Investimento e faturamento

Conheça depois sobre franquias
7 Franquias de sucesso no Brasil
Franquia de energia Solar
5 Franquia mais lucrativas para cidades pequenas
Como abrir uma franquia de açaí

Mercado e Demanda


O mercado de estética no Brasil está em franco crescimento deste 2013 crescendo cerca de 10% ao ano. Esse crescimento se deve ao aumento de mulheres trabalhando com carteira assinada.Não só a classe B e A estão procurando as clinicas de estética, mas agora também as classes C e D elevando muito a demanda no setor.

Não só as mulheres vem procurando as clinicas estéticas mais também os homens vem se preocupando com sua aparência.
Sugerimos que se faça uma pesquisa de mercado na região que pretende montar uma clinica estética, para traçar o perfil dos clientes e conhecer a concorrência.

O IBGE da região pode te dar os dados que precisa para traçar esse perfil, e conhecer a concorrência que ira encontrar.

Estrutura

A estrutura deve ter o minimo de 100m² de tamanho com opção de crescimento dependendo da evolução do negócio. Este espaço precisa esta divido em salas menores conforme descrição abaixo:

Sala de espera, que pode ser na popia recepção. Um lugar onde os clientes podem esperar para serem atendidos com todo conforto possível. Com revistas, aparelho de televisão, ar condicionado se necessário, wiffi.

Recepção, espaço com um terminal de computador para cadastro e consulta de clientes marcados, um telefone para atendimento. O espaço pode ser usado como caixa para recebimento também.

Banheiros masculino e feminino, Para os clientes em localização de fácil acesso. E de preferencia ter no minimo mais uma banheiro para funcionários.

Salas de atendimento, Espaço para acomodar os equipamentos com certo conforto para os clientes e funcionários, sempre pense como o cliente, o que ele gostaria de ter naquele espaço. E se possível implante isso.

Estacionamento e fácil acesso, estacionamento é necessidade básica hoje nas grandes cidades, então sua clinica precisa de um estacionamento para clientes.

O acesso precisa ser fácil e se possível em região de circulação de seu publico alvo, para ganhar clientes já com a faxada de sua clinica estética.

Caso opte por abrir uma clinica estética, você vai precisar abrir uma empresa para isso acesse esse artigo, como abrir uma empresa.

Colaboradores

Esteticista, é o profissional que vai cuidar dos tratamentos estéticos prestados aos clientes, este profissional precisa ser formado na área, tendo certificado técnico tecnólogo ou superior.

Recepcionista, pode ser um profissional da área administrativa ou um bom atende que tenha experiencia na recepção de pessoas, simpática e que tenha conhecimentos em informática.

O empresário precisa rer conhecimentos administrativos, mesmo que básico. Conhecimentos em gestão de negócios e processo produtivo.

Os equipamentos

como montar uma clinica de estéticaOs equipamentos vai depender dos tipos de serviços estéticos que você pretende oferecer para sua clientela, por tanto antes de oferecer os serviços você precisa conhecer os concorrentes, e saber o que eles oferecem. Isso para oferecer um serviço ainda melhor.

Estude casos de sucesso nesta área para oferecer o que tem demanda e não investir seu dinheiro em uma máquina que não dará retorno.

Este ralação serve mais como base, busque conhecer seus concorrentes para poder fazer a melhor escolha.

Ionizadores
Vaporizador
Almofadas térmicas vibratórias
Peeling
Micro correntes
Aparelho para vacuoterapia/eletro sucção
Maca para depilação e massagem – fixa e portátil
Termo terapia
Terapia endérmica não invasiva
Mantas térmicas

Diferença entre clinica estética e centro estético

Nas clinicas estéticas, é exigido por lei, o presença de um medico como responsável técnico, isso porque nas clinicas podem ser feitas  cirurgias plásticas e outros procedimentos que cabem, apenas há profissionais especializados.

Nos centros estéticos não existe este tipo de exigência.

Divulgação e Marketing

O marketing de uma empresa é necessidade constante, pois quanto mais faz mais clientes tem. E é isso que vai fazer sua empresa crescer e faturar.

Flyers, site, mídia social, propaganda externa, outdoor, anuncio em revistas. Veja por isso é tão importante conhecer o seu publico pois conhecendo o publico você foca na mídia que ele mais consome e com isso o seu resultado em Marketing acaba sendo melhor.

Investimento

O investimento em lugar nenhum na internet vai te dizer com exatidão, porque par cada situação a uma solução, mas vamos simular uma situação de investimento como algo simbólico.

Locação do lugar 1.200,00 reais 3 meses antecipados = 3.600,00 reais

Possível Reforma para adequação = 5.000,00 reais

Computador /sistema e impressora = 4.000,00 reais

Mobília geral ( cadeiras, mesas, prateleiras, sofás ) = 15.000,00

Equipamentos de estética = 50.000,00 reais

Capital de giro = 15.000,00

Marketing = 5.000,00

Total = 97.600,00 reais 

Esses números não representam sua realidade pois a maioria dos valores aqui são variáveis, podendo ser maiores ou menores.

Por exemplo: locação do imóvel pode ser muito diferente do proposto, só pela localização em sus cidade.

Portanto pesquise para sua realidade e assim você terá um valor mais preciso. Existe casos de sucesso de pessoas que inciaram as atividades com minimo possível e hoje faturam mais de 200 mil por ano.

Isso ai se você gostou desse artigo deixe seu comentário abaixo e mais indique a seus amigos e se você é um empreendedor se cadastre em nossa lista de emails e receba idéias como essa toda semana.

Abraço e até mais.

Pesquise aqui, no BUSCADOR DE ARTIGOS


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *