Como montar uma editora de livros

como montar uma editora

Como montar uma editora

Como montar uma editora? Em alguns passos vamos te mostrar não só como montar mas também a ter sucesso com uma editora.

Livros, catálogos, guias, cartões, folhetos, flyers, banners, lonas e etc. São muitos os produtos que um editora pode oferecer mas nesse negócio deve se ter os dois pés no chão antes de sair fazendo tudo. E escolher um caminho e não perder o foco, estruturar e ganhar dinheiro.

Todo trabalho inicia-se pequeno e vai crescendo. Um amigo me dizia sempre nada nasce grande e se isso acontecer morre cedo. Portanto ter paciência e persistência é fundamental em todo processo.

Organizamos o conteúdo em tópicos para ajudar a melhor compreensão do assunto, e contamos com sua opinião no fim desde artigo.

Tópicos

  1. Concorrência e Mercado
  2. Localização
  3. Divulgação e marketing
  4. Investimento e faturamento

Como montar uma editora – Concorrência e mercado

Concorrência todo negócio tem concorrência e em todos os negócios tem pontos que ainda não foram explorados o suficiente ou de forma mais eficiente.

Neste negócio você vai encontrar editoras grandes médias e pequenas. Todas tem foco na comercialização de livros e hoje ainda expande para outras impressões e serviços.

Identificar o publico alvo é oferecer o produto certo para o publico certo. Então antes de por a mão na massa identifique seu público e ofereça  o que ele quer e precisa. Com esse trabalho você vai ter sucesso vendendo o que o publico procura e ainda encontrar os concorrentes diretos de sua editora e assim oferecer o que eles tem de melhor e pensar em alternativas ainda não exploradas.

Mercado o crescimento em edições de livros mostra que o mercado é ainda é bom e tem espaço para novas editoras. O crescimento maior nos títulos religiosos é um indicativo muito positivo seguido de livros didáticos e técnicos.

Conheça também:
Como montar uma loja online
Como abrir uma empresa de turismo
Como abrir uma cafeteria

Como montar uma editora – Localização

A localização em muitos casos são responsáveis pelo sucesso do negócio. Portanto lugares de movimento que são de fácil acesso e visualização é o indicado para esse negócio.

Conforto e praticidade são essenciais em lugares onde o poder aquisitivo é maior. Preço em lugares onde o poder aquisitivo seja menor.

O acesso fácil e tamanho das instalações são os pontos mais importantes aqui neste tópico. O tamanho vai depender da estrutura planejada anteriormente, caso seja uma editora grande media ou pequena.

Como montar uma editora – Divulgação e marketing

Parece absurdo mas a internet é um meio muito bom para divulgação de sua editora e seus trabalhos. Blogs dando uma prévia dos livros é uma isca importante para esse negócio.

Falo em absurdo porque com a tecnologia as pessoas compartilham conteúdo e quase tudo se acha procurando na rede. Mas nesta procura que você aparece como o salvador da pátria oferecendo o que o clietne procura com o melhor preço e serviço.

Pois mesmo tendo muito conteúdo na internet para baixa muitos lançamentos e outros livros não se encontram para donwload.

Folhetos, são uma boa opção e para medir o sucesso da ação os atendentes precisam registar como a pessoa entrou em contato com a empresa para medir a efetividade da ação.

Medias sociais, hoje em dia a media badalada é o face book mas o pinterest, instagran, twytter, são muito bons em quase todos os ramos. Essas médias atingem públicos diferentes com abordagens diferentes testar é necessário além de estudar cada uma delas.

Google Adwords essa é uma maneira ótima de divulgação e marketing. Aqui você investe por exemplo 100 reais no mês e paga pelo valor das palavras chaves pesquisadas e clicadas que você patrocinou.

Distribuição em livrarias grandes pequenas e médias também são um ótimo meio de divulgação. O negócio pode ser feito em consignação ou como venda direta.

Qualquer tipo de media externa pode também ser usada outdoor, cartaz, painel eletrônico e etc, depende apenas do budget do empresário.

Noite de autógrafos, incrível evento de lançamento de um livro onde o profissional responsável fica responsável e focado em fazer tudo da certo, desde os petiscos, bebidas, convites e estacionamento.

Esse profissional pode ser o próprio autor ou alguém de dentro da própria editora.

Como montar uma editora – faturamento

O furamento pode ser muito bom, mas aprender a trabalhar com esse negócio vem antes de quanto se pode ganhar. Aprenda e continue buscando cada vez mais conhecimento.

O faturamento de uma editora gira em torno de 300% por obra editada sendo que entre 10 e 15% fica com o escritor.

300% em alguns casos passando dos 400% mas como tudo nessa vida é difícil como titulo de time de futebol. Recomendo ser modesto com essa perspectiva para não se frustar no inicio de sua jornada como editor.
fonte 

Agora deixe seu comentário, se inscreva em nossa lista de newsletter coloque seu melhor e-mail ao lado e sai na frente.

Pesquise aqui, no BUSCADOR DE ARTIGOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *