Como abrir seu próprio negócio

Como abrir seu próprio negócio

Vivemos um momento de crise na economia do país: empresas fechando, desvalorização de ações, alta do dólar e o tão temido desemprego.

Esse cenário pode parecer um tanto quanto assustador, mas muitas vezes, o momento difícil pode esconder grandes oportunidades de mudar sua vida profissional para melhor.

Uma forma de driblar esse momento de instabilidade é iniciar seu próprio negócio.

Diante de um cenário economicamente desfavorável para as grandes empresas, surgem as oportunidades de desbravar mercados pouco explorados, especialmente aqueles com serviços personalizados e com valores mais acessíveis.

Como posso abrir meu próprio negócio?

Como abrir seu próprio negócioOs primeiros passos de sua jornada rumo ao sucesso nos negócios passa primeiro por uma pesquisa detalhada do mercado onde você deseja ingressar, em outra matéria que esta saindo do forno vamos ensinar a fazer um plano de negócios  clica no link e veja esse artigo que lhe ensinará a fazer um plano de negócios ou pesquise depois sobre esse assunto em nosso site.

Definido o ramo em que você deseja atuar é hora de saber quais os pré-requisitos desse nicho.

O primeiro requisito para qualquer área é gostar do que faz. Não adianta detestar sujar as mãos e partir para a abertura de uma oficina mecânica, ou uma empresa de reformas residenciais. Você tem que se sentir à vontade executando as tarefas básicas do seu negócio. Tem que ter paixão! Isso fará com que você saia do básico e possa realmente inovar no seu negócio atraindo os seus novos clientes.

Veja também:
Como ganhar dinheiro vendendo salgados
Como ganhar dinheiro com venda de comida
Como ganhar dinheiro na internet

Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa! Leia tudo o que puder sobre a sua área, acompanhe sites e jornais especializados, converse com clientes em potencial para saber do que mais sentem falta nos serviços que utilizam hoje.

Pesquise sobre a viabilidade do negócio que deseja iniciar, no local onde deseja iniciar e para o público que deseja alcançar. Se achar muito difícil, o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa pode dar uma força, oferecendo cursos e capacitações gratuitas e até consultoria por valores bem mais baixos que os praticados por consultores especializados.

Vai sozinho ou acompanhado?
Um sócio pode ser importante na hora de conseguir o dinheiro pra começar um negócio, além de aumentar o expertise de sua empresa, pode multiplicar a bagagem de conhecimento por dois. No entanto, muita atenção ao perfil do seu parceiro! Parcerias equivocadas colocam ponto final nos sonhos de muita gente. Nem sempre seu super camarada do futebol, ou aquela tia bacaninha tem condições de serem bons sócios, seja  por uma questão de disposição para o trabalho, seja pela dificuldade de tratar da divisão dos lucros, ou mesmo por questões de incompatibilidade de gênios, portanto, atenção redobrada na hora de escolher um sócio para os seus negócios!

Formas de conseguir dinheiro pra começar seu próprio negócio

Nem só com  boas ideias se faz um negócio de sucesso, é necessário investimento, mesmo nos casos em que esse investimento é baixo. Segue uma lista de coisas que irão demandar dinheiro pra começar.

  • Ponto comercial – Pode ser um ponto alugado ou comprado, só não estão inclusos aí os negócios que serão realizados em um home-office, ou quando o serviço for em domicilio ou na rua.
  • Investimento em estrutura básica como equipamentos, instalações, etc.
  • Documentação da Empresa – Temos um post que fala disso AQUI.
  • Estoque inicial, seja de produtos para a venda, matéria prima para a produção de algo ou mesmo para a prestação de um serviço.
  • Capital de giro – é o dinheiro que você vai precisar para movimentar a empresa (manter estoques, pagar aluguel, salários, encargos, etc…)

pesquisar seu novo negócioÉ sempre bom estimar esses valores para cima, lembrando que você deseja que seu negócio cresça, então, nada de matar a galinha dos ovos de ouro querendo tirar o lucro antes do tempo. Além disso, uma parte desse lucro deve ser guardada para investir na empresa.

E agora o conselho mais importante: Paciência! Muita gente boa, com idéias geniais, desiste de ser seu próprio patrão porque não tem paciência de esperar a consolidação do negócio. Assim como uma planta, seu negócio precisa criar raízes e muitas vezes durante esse processo, os resultados podem não ser propriamente espetaculares. Assim como uma planta, seu negócio primeiro tem que criar raízes que irão sustenta-lo por toda a sua vida e o manterão firme mesmo diante dos ventos e tempestades.

Acredite no seu sonho, confie no seu potencial e mão na massa!

você tem uma história de sucesso? Compartilhe conosco! deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos este artigo repasse estas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *