Como abrir uma agencia de publicidade

agencia de publicidade

Quando se pensa em propaganda se pensa em publicidade, a agencia de publicidade é exatamente o departamento responsável por todos os processos responsáveis pela propaganda.

Desde a promoção de um produto fixação de uma marca, do planejamento produção e veiculação de campanhas inteiras.

Uma Agencia pode atuar em todas as mídias disponíveis no mercado desde impressos diversos á softwares aplicativos sites e filmes para tv e internet.

O que o empreendedor precisa definir é em que nível pretende atuar, qual o publico que pretende atender e até se deve focar em um determinado nicho e mídia.

Saber onde está e onde deseja chegar é um passo determinante para qualquer negócio, é quando você descobre o tempo que vai levar para chegar onde deseja e qual os caminhos que precisa tomar, assim como os cuidados que serão necessários.

Agencia de publicidade

Normalmente começa com os clientes pequenos pegando trabalhos de folhetos cartões banners etc. Mas sempre de olho nas grandes contas, pois essas geram pedidos maiores e retornos melhores.

A dificuldade desse setor no inicio é a briga por preços menores, no Brasil as pequenas empresas buscam em primeiro lugar preço e depois qualidade e existem clientes que querem os dois, preço e qualidade.

Nestes casos o dono da Agencia de publicidade online  vai precisar ter ótimos fornecedores para atender com margem pequena e ser muito bom na execução e coordenação dos trabalhos.

Estrutura Organizacional de uma Agencia de publicidade

Atendimento

É o departamento que cuida do primeiro contato com o cliente, neste processo o atendimento precisa trazer o briefing (Conjunto de Informações que vai na peça publicitária ou campanha) identificar as necessidades do cliente apresentar as opções e soluções para ele. E tirar todas as informações necessárias, o trabalho que pode ser uma peça isolada ou uma campanha completa com várias mídias inclusas.

Planejamento

Este departamento traz o plano de ações metas e prazos, nele serão determinados quando será vinculado um vídeo, a verba que será investida destinada, ele quem traça o plano de marketing de seu cliente, departamento indispensável para campanhas ou trabalhos maiores.

Mídia

Departamento que indica onde terá melhor resultado a propaganda, e qual o tipo de mídia que deve ser usado, desde formatos, posições, mensagens, veículos etc.

Criação

criaçãoDepartamento chave de uma agencia, na criação é que se destaca as agencias. Existem produtos que são chamados pelo nome de uma marca por conta de uma publicidade bem feita. Ex: BIC é assim que se escreve.

Chave Philips, na verdade a chave se chama estrela e não Philips, mas o trabalho foi tão bem feito que mudou o nome da ferramenta.

Departamento de Criação é responsável pela elaboração das idéias, usando o briefing do atendimento, com a definição da mídia com o resultado de um estudo e direção de um bom profissional de arte.

Aqui tudo que foi estudado e definido ganha vida. E em um processo bem feito o resultado é surpreendente.

Estrutura

estrutura de uma agenciaVi agencias que começaram com uma mesa e um computador e hoje faturam na casa de 1 milhão.

A estrutura principal de uma agencia é a qualidade de seus serviços e a capacidade de atender seus clientes.

Tudo começa no profissional que desenvolve as peças em sua especialidade, se em impressos se em mídia digital etc.

Sala, mesa, computador, uma recepção, se possível os departamentos definidos com um profissional para cada departamento.

Localização

Antes de locar um lugar você precisa definir qual será seu publico alvo, para poder definir a região que terá seu escritório.

O estudo deve apontar se os possíveis clientes tem equipe de marketing, que tipo de mídia eles se interessam, qual é aproximadamente a verba disponível para marketing, uma analise de demanda para o seu serviço.

localizaçãoProcure saber se tem fornecedores próximos ao local e se os seus futuros colaboradores terão fácil acesso ao seu escritório.

Antes de alugar o imóvel, faça uma estimativa de despesas com reforma manutenção variação de aluguel, para determinar uma meta de faturamento mensal, semanal e até diário para seu negócio.

Tudo apontando para seu estabelecimento nesta região, procure um lugar de fácil acesso e de preferencia com estacionamento próximo, bem iluminado e que não precise de reformas e adaptações ou poucas.

OBS: Faça um plano de negócios no Sebrae tem profissionais que pode ajudar.

Procure um contador para lhe ajudar com a documentação necessária, você vai precisar emitir nota.

Faturamento

O faturamento depende da demanda e mídias oferecidas pela agencia, mas existem mídias que oferecem 100% de retorno e outros 30% por exemplo um site tem custo apenas como profissional que desenvolve e estrutura da agencia.

Já um impresso tem o profissional  estrutura e custo do fornecedor.

No inicio pode ser muito difícil mais todo esforço traz recompensa, com o passar do tempo a experiência e carteira de clientes aumenta.

 

Deixe seu comentário, se gostou compartilhe e se inscreva em nossa lista vip para receber mais ideias como essa.

Busque abaixo sobre outras matérias, até a próxima.

 

One thought on “Como abrir uma agencia de publicidade

  1. Agência de publicidade disse:

    Bem interessante a forma que foi organizado este material, show! Essas informações são válidas inclusive para negócios já em andamento, pois sempre é válido fazer uma auto-avaliação a fim de identificar se a estrutura está adequada. Parabéns, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *