Como Elaborar Plano de Negócios parte 1

plano de negocios

Plano de Negócio

Mais o que é um plano de negócio? Se você já sabe leia o artigo para coloca-lo em prática, mas se você não sabe então precisa muito deste artigo para aprender sobre essa ferramenta.

É aqui que tudo começa é nele que sua empresa começa a ganhar forma e é ele quem vai dizer se é viável ou não, esse novo negócio.

Mais o que é um plano de negócios?

Um plano de negócios é um documento de planejamento capaz de mostrar a viabilidade de um empreendimento do ponto de vista da estratégia do mercado das operações e da gestão financeira.

Tem como proposito descrever o que é ou o que pretender ser uma empresa é uma forma de pensar no negócio de como deve ir e como ir mais rapidamente ao seu objetivo com menos incertezas e riscos.

O plano de negócios traz uma logica que permite refletir sobre diversos aspectos de sua empresa, com base no plano é possível analisar o mercado antes de tomar decisões.

Quando você busca por informações você toma conhecimento sobre o negócio, fornecedores concorrentes e clientes.

O plano de negócios possibilita ordenar organizar e analisar as ideias com objetivo de avalizar a viabilidade do negócio.
Caso seja inviável por motivos financeiros, técnicos ou de mercado. Chega-se a esta conclusão no papel não depois que você investiu seu dinheiro e talvez já até tenha fechado as portas. O plano de negócios não elimina os riscos mas evita que erros sejam cometidos por falta de analise.

Um plano de negócios é importante para:

plano de negocios– Organizar as ideias ao iniciar um empreendimento

– Orientar a expansão da empresa

– Apoiar a gestão do negócio seja em estratégias ou números

– Facilitar a comunicação entre sócios, empregados, clientes, fornecedores e parceiros

– Captar recursos financeiros, humanos ou parcerias

COMO ELABORAR UM PLANO DE NÉGÓCIOS?

Um plano de negócios começa pelo sumário executivo, por ser um resumo deve ter uma breve descrição da empresa.

Descrição o que é o negócio e os diferenciais competitivos, missão o perfil dos empreendedores os produtos é serviço se seus principais benefícios, segmento de clientes que será atendido, localização da empresa, investimento total os indicadores financeiros forma jurídica e enquadramento tributário.

São cinco os pontos básicos de um sumario executivo

como fazer um plano de negociosSer simples e conciso,
Despertar interesse de quem ver
Transmitir o profissionalismo da empresa ou projeto
Destacar as conclusões mais importantes
Fornecer uma visão geral e clara do plano.

 

Como Elabora Um Plano De Negócios (ANALISE DE MARCADO)

Neste processo você aprende a compreender o mercado que vai atuar, afinal é fundamental conhecer seus clientes, concorrentes e fornecedores.

Identificar os clientes que vai atender

É saber que você vai atender sejam eles empresas ou clientes diretos, você precisa identificar esses clientes para separa-los em grupos de seguimento.

Para separar o segmento de mercado, responda as seguintes perguntas: Quem esta comprando? Onde esta comprando? Porque esta comprando?

Hábitos de compra, renda, nível cultural, onde moram, estilo de vida, se o cliente é um empresa. Como e quem decide as compras?.

Estas perguntas respondidas vão definir os canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e a politica de preços.

A CONCORRÊNCIA deve ser avaliada conforme a sua posição no mercado. Você conhece os produtos e serviços dos concorrentes? Suas características, Benefícios, preços? Como vendem porque vendem? Porque os clientes compram do concorrente e deixam de comprar? Seu concorrente responderá rapidamente a sua ação? Ele tem recursos humanos financeiros e tecnológicos para reagir?.

Mercado Fornecedor

O mercado fornecedor é composto por empresas e pessoas que forneceram para você  serviços e produtos, mantenha um cadastro atualizado, pesquise pessoalmente pela internet no telefone por melhores preços e qualidade do produto quantidade mínima e praza de entrega.

Como Eleborar Um Plano De Negócios (PLANO DE MARKETING)

Um plano de marketing é a forma estruturada que sua empresa vai ofertar seus produtos e serviços.

Um plano de marketing deve contemplar descrição de seus produtos de serviços sua qualidade e utilidade diferenciação em comparação a concorrência e inovações.

marketingAnalise do ponto de vista percebido pelo cliente.
Em qual segmento de mercado você esta ou pretende atuar? Qual o tamanho dele se é local ou global, qual o comportamento do cliente como ele compra e onde ele se encontra, como seu produto chega ao cliente, as vendas serão diretas ou por um canal?

Como você ira fazer para que seu cliente saiba que seu produto ou serviço existe serve para ele?
As formas mais utilizadas são propaganda, promoções, relações publicas, merchandising e venda pessoal.
Adequar o preço do produto a qualidade, e expectativa do cliente e a necessidade de viabilizar financeiramente a empresa.

Receita é quantidade vendida x o preço o lucro ou prejuízo pode ser resultado da sua politica de preço.

Como Elaborar um plano de negócios (plano operacional)

Um plano operacional vai dizer como uma empresa deverá desenvolver e comercializar os seus produtos de serviços.

Descreve o processo de como vai vender produtos ou executar serviços, neste processo devem ser relacionados os materiais usados e pessoas envolvidas e o tempo demandado para cada etapa.

Capacidade instalada: é a produção venda ou prestação de serviço em um período (dentro de um tempo).

Ela é influenciada pelo numero e preparo dos funcionários, a produtividade dos equipamentos a disponibilidade dos fornecedores e a capacidade de distribuição e armazenamento.

Layout ou arranjo físico define a quantidade de equipamentos moveis e pessoas no ambiente, se possível desenhe uma planta baixa.

Relacione também os cargos e qualificações para ocupa-lo , se você ainda não abriu a empresa descreva os cargos e perfil das pessoas para os cargos, essas informações irão auxiliá-lo na etapa de recrutamento.

No próximo artigo vamos continuar a como elaborar um plano de negocio agora falando do plano financeiro que é um ponto fundamental.

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