Como montar uma construtora – tudo que você precisa saber

como montar uma construtora

Como montar uma construtora

Como montar uma construtora. Nada é fácil no inicio e nada começa grande, assim como um arvore que um dia foi semente todo negócio inicia assim.

Como montar uma construtora é um artigo que foi feito para te ajudar a conhecer o mercado. Mas acima de tudo te levar a ter sucesso, conheça tudo que precisa aqui e leia até o final tire suas dúvidas.

A construção civil é um mercado em crescimento. E sempre será uma necessidade em todo mundo, hoje no Brasil são construídas por ano. Mais de 2 milhões de novas residencias.

Em alguns lugares do pais falta construtoras e profissionais para o ramo da construção. Mesmo vivendo um cenário de crise ainda é um bom negócio.

Em países mais desenvolvidos essa necessidade ainda é maior. Mas as barreiras culturais, de língua, e financeiras para se deslocar para estes lugares. Faz essa ideia de negócio mais difícil nestes lugares.

Em um outro momento, vamos escrever um artigo exclusivo falando das melhores ideias de negócios no exterior. Hoje vamos focar aqui em nosso Brasilzão.

Portanto como somos organizados. Veja abaixo os tópicos que separamos para ajudar em nosso processo de como montar uma construtora.

  1. Mercado
  2. Estrutura e pessoal
  3. Investimento, Capital de giro
  4. Dicas de marketing para construtora

 

Como montar uma construtora – Mercado 

O Mercado esta dividido em 3 grandes setores que devem ser explorados com as ferramentas certas. E que vivem momentos parecidos.

O primeiro é o do setor residencial.

O segundo é o setor industrial.

O terceiro é o setor comercial.

No setor residencial, as construtoras tem as reformas e construções. Que são requeridas diretamente pelo contratante o dono do terreno, ou da casa que passará pela reforma ou construção.

O foco para vender esse tipo de serviço deve ser os condomínios e loteamentos. Que tem a necessidade de contratar uma construtora para os serviços.

Setor Industrial, é o setor que é responsável por construções de galpões e estruturas maiores para industria. neste seguimento a procura é especifica. O empresário quando precisa, busca no mercado empresas especialistas no ramo.

A construção industrial é na maioria das vezes pré moldada. Neste ramo se atende empresas privadas e publicas, na construção de estruturas grandes.

Obs: Tanto para residencial, industrial ou comercial é indispensável pessoal qualificado e pelo menos um engenheiro responsável.

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Setor Comercial,  Este setor cuida exclusivamente como o nome mesmo diz do setor comercial. Que seria lojas e comercio em geral.

Um trabalho delicado que deve seguir com diligencia total com os projetos dos arquitetos. Cuidar desse setor é tratar diretamente com o cliente final, portanto é necessário um cuidado especial na obra.

Observar bem as leis dos locais onde a obra será executada. Locais como Shoppings centers, prefeituras e concessionárias locais.

Como montar uma construtora – Estrutura e pessoal

Estrutura básica para este negócio seria. Uma sala com recepção, sala de reuniões, área administrativa. 

Pessoal entendemos como básico. Recepcionista telefonista, arquitetos e engenheiros auxiliar administrativo, mestre de obras e demais profissionais de operação de maquinas e construção, como pedreiros e serventes.

Investimento, Capital de giro

O investimento tem variação. Porque o negocio pode ser focado em atender residencias e pequenas reformas ou pode ser focado no setor industrial e comercial que movimentam maior volume de valores.

Vamos estimar aqui o investimento para um negócio pequeno. Uma empresa de construção e reforma pequena tem um investimento estimado é de 90 mil incluindo salários e instalação de sala para atendimento.

Capital de giro em torno de 20 mil reais pelos primeiros meses.

Dicas de marketing para construtora

Uso de mídias sociais, como facebook, twitter, youtube. Investimento em Face ads para alcançar o consumidor final e usar e abusar do twitter que gera uma avalanche de compartilhamentos na rede.

o Youtube gera o portfólio virtual. É uma ótima maneira de se fazer conhecido, em todos os lugares do mundo. Aconselhamos um trabalho profissional com um roteiro e edição dos vídeos que pode ser terceirizado ou feito por alguém que aprenda edição.

Site institucional com conteúdo novo sempre. É uma ótima ferramenta de marketing digital que pode se tornar com o tempo a principal arma para atrair clientes.

Os sites de busca vasculham os sites em busca de conteúdo relevante com os que são procurados na internet. E é ai que você ganha clientes. Produzindo material de qualidade e fazendo um bom trabalho  de SEO.

Existem empresas que podem ajudar muito nisso, é um trabalho de longo prazo mas que vale muito apena.

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