Como montar uma empresa de cobrança

empresa de cobranca

Tendo em vista a grande inadimplência em nosso país, chegando á 59 milhões de inadimplentes. Várias empresas estão recorrendo a outras, conhecidas como empresas de cobrança, assegurando a liquidez da empresa, o que mantem a lucratividade ou a rentabilidade.

Neste artigo vamos falar de maneira breve, mas muito específica, como montar uma empresa de cobrança. Recolhemos aqui informações fundamentais para você que tem interesse em montar um negócio nessa área, ou só deseja apenas conhecer o funcionamento do mesmo.

Nota “Conhecimento é poder. Então adquira poder lendo este artigo até o final, e deixe seu comentário lá no fim dessa página.”

Se gostar mesmo, se inscreva em nossa lista para receber outras matérias como essa. Boa Leitura.

Tópicos:

  • Porque montar uma empresa de cobrança
  • Investimento para montar uma empresa de cobrança
  • Sobre os colaboradores
  • Software de cobrança
  • Sobre os serviços da sua empresa
  • Marketing
  • Conclusão

Porque montar uma empresa de cobrança

Como já citado anteriormente, o serviço de uma empresa de cobrança é muito útil para que outras empresas mantenham a adimplência. Investir em uma empresa de cobrança é uma ótima escolha se você tem habilidade em tratar com pessoas.

O profissional que atua em cobrança, tem formação em ciências contábeis ou em administração de empresas. Esse profissional vai mediar as negociações de pagamento, emitindo boletos, acompanhando o recebimento das cobranças realizadas por ele.

Investimento para montar uma empresa de cobrança

Inicialmente sua empresa precisa contar com uma estrutura básica de aproximadamente 30m², mas não existem limites para o tamanho que a sua empresa pode se tornar. O valor estimado do investimento inicial é de R$ 80 mil.

Que fique muito bem claro que este valor é um estimativa, e que depende de fatores exclusivos de cada região do Brasil e estrutura almejada.

Sobre os colaboradores

Para montar uma empresa de cobrança é preciso saber que os seus funcionários devem ser bem treinados, pois cobranças indevidas podem ferir o direito do consumidor, gerando multas e até prisões civis.

O artigo 42 do CDC (código do consumidor) diz:

“Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

É importante também ficar ciente de que cobranças no local de trabalho do devedor também são consideradas abusivas pelo CDC.

Toda empresa de sucesso, precisa de profissionais de sucesso para colaborar com cada processo interno que a empresa desenvolve.

Ter um time bem treinado e bem escolhido é importante em todo processo administrativo e evolutivo de sua empresa, então busque capacidade em identificar o melhor profissional e treine bem seus colaboradores.

Alguns profissionais necessários para uma empresa de cobrança completa:
– Operadores de cobrança ativa ( telefone e etc )
– Advogado para cobrança jurídica
– Administrativo Financeiro ( Ciências contábeis / Administração )

O numero de profissionais depende da demanda inicial. Sendo que em algumas posições pode-se terceirizar o profissional para atuar em casos pontuais.

Software de cobrança

O software de cobrança da sua empresa deve possuir um sistema para calcular dívidas, além de um banco de dados detalhado.

Neste banco de dados deve existir:

  • Cadastro de devedores
  • Cadastro por ramo de atividade e acionador
  • Cadastro de empresas clientes
  • Cadastro com títulos como cheques borderôs e outros

No mercado existem vários softwares de cobrança, e as empresas que desenvolvem os softwares dão suporte com todos eles até ministrando cursos.

Abaixo segue um lista de alguns softwares de cobrança que vão te ajudar neste negócio.

Siscobra

Gescob

Cedrus

Teclan

São algumas empresas do ramo de cobrança que vão te ajudar.

Sobre os serviços da sua empresa de cobranças

Sua empresa pode cobrir uma vasta gama de serviços, dentre eles estão:

  • Análise de balanços
  • Análise de crédito e cobranças
  • Crédito para clientes
  • Gráficos de desempenho de adimplência

O ponto mais alto deste negócio é a negociação. Pois o empresário precisa ser bom em negociar e encontrar solução para diversas dificuldades que surgirem no dia a dia.

A sua empresa também pode oferecer palestras sobre temas diversos, como mecanismos de cobrança, riscos de crédito e etc.

Marketing para sua empresa de cobranças

software de cobrancaComo a sua empresa vai trabalhar para outras empresas, é importante divulga-la de uma forma direcionada para estes possíveis clientes. Dentre os possíveis clientes estão: lojas, escolas particulares, clubes, revistas, entre outros.

A partir de qualquer abertura dada para análise da sua proposta, é interessante que você marque uma reunião e se prepare para usar todas as suas armas de persuasão, convencendo o futuro cliente de que os seus serviços serão deveras impactantes.

Veja Também:

Como montar uma loja de um real
Hospedagem de site dá lucro?

Conclusão

Mesmo com grandes empresas de proteção de crédito atuando no mercado, a partir da análise das barreiras de entrada e considerando as economias de escala, é totalmente possível entrar no mercado.

Com concorrentes estabelecidos como estes, é claro que a sua equipe deve estar motivada e o seu negócio bem estruturado.

Caso você tenha interesse em conhecer mais oportunidades de negócio, sinta-se convidado a se inscrever na lista VIP em nosso website.

E a vontade para deixar sua opinião nos comentários abaixo, acrescentando mais conhecimento ou tirando alguma dúvida.

5 thoughts on “Como montar uma empresa de cobrança

  1. Tenho interesse em assuntos relacionados a empresa de cobrança.

  2. Como funciona passo a passo para começar essa empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *