Como montar uma fábrica de cachaça artesanal

Como montar uma fábrica de cachaça artesanal

Neste artigo vou te mostrar alguns pontos importantes e te dar orientações de como montar uma fábrica de cachaça artesanal. Esta é uma ótima opção de negócio dado o grande consumo de cachaça no Brasil.

Vários pontos são cruciais na montagem da sua fábrica de cachaça artesanal, trataremos destes pontos nos tópicos seguintes. Quando você terminar de ler este artigo, com certeza terá uma ideia mais clara sobre o que é e como montar uma fábrica de cachaça artesanal.

Tópicos que serão tratados:

  • Investimentos e lucros
  • A estrutura
  • Sobre a produção
  • O processo de envelhecimento da cachaça
  • Invista em conhecimento
  • Conclusão

Investimentos e lucros

O investimento inicial para se montar uma fábrica de cachaça artesanal gira em torno de R$ 50 mil a R$ 70 mil. Dentre os equipamentos que devem ser comprados estão: moendas, decantadores, resfriadores, caldeiras, dornas e outros.

Os lucros estão atrelados a qualidade do seu produto. Por serem muito variáveis, não temos como estimar o quanto você pode lucrar lhe dando um valor único.

Também devemos ter em mente que a cachaça é a segunda bebida alcoólica mais consumida em nosso país, perdendo somente para a cerveja.

A estrutura

As fábricas de cachaça artesanal são geralmente montada nas zonas rurais, visto a facilidade do encontro da matéria prima.

A fábrica deverá possuir em sua estrutura um escritório para administração, a área em que as cachaças serão produzidas, a parte voltada para o engarrafamento e banheiros.

Sobre a produção

cachaçariaPara produzir uma cachaça de excelente qualidade, a matéria prima (cana-de-açúcar) passa por diversos processos. Antes de conhecer estes processos, você precisa saber o ponto ideal para o corte da cana.

Para aperfeiçoar a produção, as canas colhidas não devem ficar mais de 24 horas no campo, já que depois desse tempo ela começa a “azedar”. Ela é colhida no chamado ponto de maturação: neste estado a cana-de-açúcar está o mais doce possível.

Depois de colhida, a cana passa pela moagem, onde o líquido extraído será decantado. Após a decantação este caldo será preparado para a fermentação, de onde se obterá o mosto.

Logo em seguida, o mosto ficará fermentado nas dornas. O líquido resultante irá para o alambique, onde será destilado: a cachaça será extraída através do aquecimento, e depois será resfriada.

O próximo passo é o envelhecimento da cachaça, que é um dos segredos para um produto de qualidade diferenciada na sua cachaçaria artesanal. Passando pelo envelhecimento, a cachaça será analisada e engarrafada.

Conheça também:
Como montar uma fábrica de tijolos
Como montar uma empresa de blindagem de carros

O processo de envelhecimento da cachaça

Para que a sua fábrica de cachaça artesanal produza produtos de ótima qualidade, o processo de envelhecimento é muito importante. Através deste processo, a qualidade e também o preço da bebida irão valorizar bastante.

Invista em conhecimento

São diversas as minúcias da produção de cachaça, neste breve artigo não teria como eu descrever todos os pontos. Recomendo muito que você invista em um curso especializado no assunto antes de começar nesta área.

Conclusão

Tendo em vista o grande consumo de cachaça no país, com certeza não vai lhe faltar mercado consumidor para as suas cachaças.

É claro que é importante dar atenção a cada detalhe da produção, e ficar atento quanto à qualidade da cana-de-açúcar ou de outras possíveis matérias primas que você venha utilizar.

Como todo negócio, você também terá que ficar atento à divulgação do seu produto. Algumas cachaçarias artesanais usam a sua fábrica como forma de promover o turismo nas suas respectivas cidades, divulgando o nome da sua empresa.

Se lembre de se inscrever na lista VIP do nosso website, se você ainda não é inscrito, para ficar a par de diversas oportunidades de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *