Como montar uma fábrica de tijolos

Como montar uma fábrica de tijolos

Na leitura seguinte, você irá aprender o que é necessário para começar a montar uma fábrica de tijolos. Então enquanto lê, guarde suas dúvidas e sinta-se à vontade para posta-las nos comentários do nosso artigo

Tópicos

Porque montar uma fábrica de tijolos

Antes de montar sua fábrica

A matéria prima

Conhecimento específico

Investimento e estrutura

Sobre a administração

Aspectos legais

Conclusão

Porque montar uma fábrica de tijolos

Uma fábrica de tijolo, geralmente está diretamente ligada com o ramo da construção civil. Em nosso país, estamos em crescimento constante deste ramo, o que faz um investimento deste tipo ser uma ótima escolha.

Antes de montar sua fábrica

É de fundamental importância, antes de começar o negócio, que você faça uma análise do mercado da sua região, você precisa saber se existe uma demanda suficiente para que seja aberta outra olaria (como são chamadas as fábricas de tijolo).

Você precisa também estar ciente de que para começar neste negócio, você precisará de um terreno plano, e o mais próximo possível da jazida de argila. Caso não possua uma jazida, deverá ter o direito de lavra, fornecido pelo ministério de minas e energia, para extrair da jazida de terceiros.

A matéria prima

Para a produção de tijolos, é necessária a extração de argila de uma jazida. Esta fonte de matéria prima pode ser do próprio empreendedor que está começando o negócio ou de terceiros.

Independente de quem seja o proprietário da jazida, a empresa deve estar montada em um lugar próximo a extração, garantindo um maior potencial de produção, o que certamente vai ajudar a destacar a empresa dos demais concorrentes.

Conhecimento específico

fabrica de tijolosExistem certas peculiaridades na produção de tijolos. Certos tipos de argila devem ser misturados corretamente, além de intervalos corretos de descanso de tijolos, depois de produzidos, de acordo com as condições climáticas da região.

Para que você aprenda sobre esses pontos, não se deve ir pela tentativa e erro. Certamente na região em que você vive existem serviços sociais como o SEBRAE que vão te auxiliar em conhecimentos específicos deste tipo. É claro que é importante também se filiar a entidades que visam uma comunidade de empreendedores da mesma área.

Investimento e estrutura

Dentro do investimento para começar a sua fábrica de tijolos, estão os gastos com os equipamentos. Alguns dos equipamentos que devem ser comprados são: uma extratora, fornos, misturador, maromba, caldeira, exaustor e esteira automática. Caminhões basculantes também são necessários, mas podem ser alugados, já que custam mais caro.

Sobre a administração

É importante reservar parte do terreno da sua empresa para abrigar a parte administrativa. Esta parte servirá para atender as demandas administrativas e financeiras.

Também é recomendado que parte deste espaço seja usado para montar uma loja, onde os clientes poderão ver o produto final de perto.

Algo em torno de 10 a 20 funcionários são necessários. Podemos dividir estes funcionários em alguns cargos: batedor, lanceador, forneiro, queimadores e carregadores.

Aspectos legais

Para que você abra a sua fábrica de tijolos, são necessárias algumas documentações: Registro na Junta Comercial, na Secretaria da Receita Federal, na Secretaria da Fazenda e do Município e Registro no Sindicato Patronal.

Conclusão

Assim como no caso da fábrica de blocos de concreto, montar uma empresa em uma área associada à construção civil pode ser um negócio altamente lucrativo.

Tendo em vista as boas condições de crescimento nesta área, muitos empreendedores têm optado por empreender neste ramo. Cabe a você investigar se a demanda da sua região realmente permite mais uma empresa deste tipo.

Se você tem interesse em ficar por dentro de oportunidades de negócio como essa, lembre-se de se inscrever na lista VIP em nosso website.

2 thoughts on “Como montar uma fábrica de tijolos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *