Como montar uma mercearia

como montar uma mercearia

Como montar uma mercearia

Hoje falamos de como montar uma mercearia. Negócio de seculos que normalmente é formado por membros de uma unica família.

As mercearias tem como foco atender o publico próximo de onde esta instalada, trabalhando com produtos de necessidade emergencial. Produtos que não podem faltar em casa.

Portanto uma mercearia precisa ter nos dias atuais uma visão mais abrangente, oferecendo diversidade e qualidade de produtos e atendimento.

Abaixo relacionamos alguns pontos que consideremos indispensáveis para montar uma mercearia. Leia tudo e no final deixe sua opinião que sempre será de grande avalia.

Sumário  – como montar uma mercearia

  1. Mercado
  2. Estrutura, pessoal, equipamentos e mercadoria
  3. Organização e Divulgação
  4. Dicas especiais

Mercado  – como montar uma mercearia

Pode parecer que este tipo de negócio está em crise e decadência, mas não está! Os grandes supermercados e hipermercados de rede, não atendem a demanda que mercearias e empórios atendem.

O custo para instalação de hipermercados é grande e eles precisam de espaços muito maiores em regiões que na maioria das vezes não fica tão próximo assim.

As mercearias tem foco em seu bairro, atendendo a população local com os produtos de primeira necessidade e preços que sejam atrativos.

A amizade do comerciante é um grande diferencial para  os clientes. As pessoas sentem se  à vontade para frequentar a mercearia e assim mesmo se não precisar vão levar alguma coisa.

Produtos, preços não tão mais  caros que os dos grandes supermercados, carisma e localização próxima dos clientes. Pontos fortes desse negócio.

Estrutura, pessoal, equipamentos e mercadoria

Estrutura de uma mercearia é simples e pode ser mais sofisticada dependendo de sua proposta de atendimento e publico que deseja atingir.

Abaixo relacionamos alguns pontos:

1 – O local precisa ter um bom espaço para locomoção das pessoas e organização dos produtos nas gondolas de forma que facilite a localização dos mesmos.

2 – Estoque, mesmo que pequeno, de preferência em espaço fora do alcance dos clientes. Isso para garantir a reposição de produtos que tenham necessidade de maior reposição.

3 – Balcão de atendimento que pode funcionar como caixa para recebimento em local que consiga ver todo o lugar de preferencia, mas principalmente que tenha o controle da entrada e saída de pessoas do lugar.

4 –  estacionamento é um ponto importante hoje em dia em todos os lugares, pois agrega conforto e segurança ao negócio.

Pessoal vai depender do tamanho proposto pelo empresário mais abaixo relacionamos para facilitar sua visão e assim ajudar na sua escolha.

1 Caixa, pessoa responsável por receber os pagamentos.
1 Ajudante geral que faça a limpeza o trabalho de repositor de mercadorias ( isso para enxugar os custos )

Se houver necessidade um segurança para a loja.

Equipamentos abaixo selecionamos alguns equipamentos que julgamos ser necessários.

  • Gôndolas
  • Prateleira
  • Balcão para atendimento geral
  • Freezer
  • Geladeiras
  • Balcão frigorífico
  • Balança digital
  • Máquina de fatiar frios
  • Máquina de calcular
  • Máquina ECF – Registradora Eletrônica
  • Veículo(s) para entrega,
  • Microcomputador
  • Sistema de segurança
  • Telefone

Mercadoria mercadoria vai depender de escolha e perfil de clientes da região de atuação, mas abaixo segue um breve relação, organizada em grupos.

  • Gêneros alimentícios
  • Produtos de limpeza residencial
  • Produtos de higiene e limpeza pessoal
  • Bebidas alcoólicas e não alcoólicas
  • Produtos de bazar e papelaria
  • Utilidades domésticas diversas
  • Alimentos para animais domésticos

Organização e divulgação

A organização dos produtos deve ser feita pensando no cliente e é por isso que abaixo deixamos um modelo de organização para auxiliar melhor você nosso leitor.

Organização por gêneros:

1. Gêneros alimentícios
2. Produtos enlatados
3. Grãos
4. Produtos de higiene e limpeza residencial
5. Produtos de higiene e limpeza pessoal
6. Gelados: iogurte, derivados de leite, presunto.
7. Bebidas quentes
8. Outros

Divulgação – Como montar uma mercearia

O boca a boca ainda é a melhor divulgação em se tratando principalmente de um negocio que quer atingir uma clientela local.

A distribuição de folhetos 10×15 na região também é muito bem vinda. Uma periodicidade de pelo menos uma vez por mês para se manter vívido na mente das pessoas da região. Apresentando promoções para trazer clientes e faze-los conhecer a mercearia.

Dicas especiais

Instalar um sistema de controle de caixa e estoque, assim se manter atualizado e não deixar faltar nada nas gôndolas de sua mercearia. Esse conselho é muito bem aplicado depois do crescimento do negócio.

Troca de informações com os clientes, se mantendo informado de suas necessidades e mantendo um bom relacionamento interpessoal.

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Colaboradores com boa apresentação, uniformizados com o cabelo bem penteado boa aparencia é cativante.

Boa iluminação do lugar também alem de limpeza  e organização.

Uma mercearia em um bairro de poder aquisitivo um pouco melhor chega a faturar perto de 250mil por mês sendo assim o céu é limite para seus ganhos.

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