Como montar uma pequena loja de material de construção

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Como montar uma pequena loja de material de construção

Montar um negócio lucrativo é o sonho de todo o empreendedor, porém, é válido a ressalva de que em tempos de crise, é imprescindível escolher um segmento promissor e que trará o retorno financeiro almejado pelo empresário.

Se você deseja empreender, saiba que uma loja de material de construção é uma área esperançosa e que, de acordo com o Sebrae, só no ano de 2015, obteve um faturamento de R$ 53 bilhões e assim, a expectativa é de crescimento, principalmente para empreendedores que conseguem destacar o seu negócio no mercado.

Se você deseja investir seu tempo e dinheiro para a criação de uma loja de material de construção, veja as nossas dicas:

 

Organize-se!

Como abrir seu próprio negócioSe você deseja iniciar uma pequena loja de material de construção, tenha em mente que é fundamental que você se organize e saiba exatamente que tipo de material irá vender, isto é, o ideal é iniciar com apenas um ou alguns tipos de produtos, como por exemplo as ferramentas e, ao longo do tempo, ir aumentando o seu estoque.

Dica: antigamente, priorizava-se o atendimento de balcão, mas hoje, muitas lojas de materiais de construção vêm reformulando e modernizando o seu atendimento, transformando-o em atendimento de auto-serviço, permitindo assim, que o próprio cliente encontre sozinho aquilo que procura. Neste caso, o vendedor está presente apenas para auxiliar em consultas mais específicas. Acontece que dessa forma, o cliente pode ter uma maior interação com os produtos e, consequentemente, consumir mais.

 

Conheça bem o seu negócio!

Ter domínio sobre o seu negócio ainda é a fórmula mágica para o sucesso, afinal, você tem que ser expert no seu segmento de mercado. Outro ponto importante é a contratação de um contador, a fim de você se regularizar e conseguir os alvarás, registros e todos os documentos legais para a inicialização de suas atividades.

 

Tenha uma boa localização!

Para os empreendedores que estão iniciando um negócio e ainda não tem um nome no mercado, é interessante que o local seja muito bem analisado, afinal, a escolha do imóvel para a instalação da loja é um dos fatores de sucesso ou fracasso do empreendimento. Em outras palavras, a não ser que você entre com um grande diferencial entre os concorrentes, é preciso avaliar se já não existe nenhum outro comércio do mesmo segmento, se existe alguma obra por perto, de modo que sua loja seja procurada, ou seja, é preciso avaliar o potencial público-alvo do local.

Pense nos seguintes tópicos para a localização do imóvel:

– Qual o objetivo do negócio?

– Quem é o público que eu quero atingir?

– Quem é a população do entorno do imóvel?

– Existe concorrência na localização?

– Como está a condição desse imóvel?

 

Dica: um local em bairros residenciais com alta densidade populacional e fácil acesso pode ser uma boa alternativa, se tiver estacionamento, melhor.

 

Priorize uma boa estrutura

Alguns equipamentos serão obrigatórios, como cadeiras, mesas, armários para documentos, computador com internet, impressora, telefone, além dos equipamentos para o showroom e para o depósito, dentre eles as prateleiras e gôndolas, balcão, móvel do caixa, pallets expositores, enfim, tudo deve ser muito bem organizado e limpo, de forma que ofereça facilidade, beleza e conforto aos clientes.

A depender do tipo de material a ser vendido, é muito importante ter um espaço próprio para o showroom, onde os itens estarão à mostra e organizado, e um outro espaço próprio para o depósito.

Em relação aos produtos, é fundamental que contenham o preço, de forma que estejam sempre visíveis para o potencial comprador.

Dica: não coloque o preço colado no produto ou na parede, mas sim na gôndola, com o produto logo acima.

 

Faça uma boa gestão

gestão material de construçãoAlém de ter conhecimento sobre o seu nicho, ter uma boa localização, priorizar em uma ótima estrutura, é fundamental montar uma boa equipe de profissionais e claro, identificar um diferencial em relação aos seus concorrentes.

Dica: seja reconhecido pelo consumidor! Para isso, tenha uma estratégia é foque em custo ou diferenciação.

Se o seu foco for no custo, analise o preço dos concorrentes e verifique a possibilidade de uma concorrência em relação aos preços. Mas, se o seu foco for a diferenciação, e este é o mais recomendado, ofereça um valor agregado ao seu cliente, seja pela conveniente localização, bom atendimento, serviços exclusivos, entrega, ou até mesmo na venda com exclusividade de certos produtos. Assim, as chances de seu negócio se tornar um sucesso são altas.

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