Treinador de Futebol como ser?

Como Ser Um Treinador de Futebol

Luiz Felipe Scolari, Vicente Del Bosque, José Mourinho, Josep Guardiola, Carlo Ancelotti, Arsene Wenger, Tite, Luxemburgo, estes são apenas alguns nomes de grandes treinadores de futebol internacional e nacional.  Geralmente, no mundo do futebol, os jogadores são as grandes estrelas, mas para alcançar o estrelato eles precisaram de um técnico.

O treinador de futebol ocupa uma função essencial em qualquer clube, sendo que as suas decisões podem levá-lo ao sucesso ou fracasso, trata-se de um profissional com grandes responsabilidades. Para ser um treinador, além de conhecer profundamente o futebol, você também deve seguir certos procedimentos. Saiba abaixo como ser um treinador de futebol:

 Você Realmente Entende de Futebol?

Para ser um treinador de futebol não basta apenas montar um time, pois é necessário entender realmente como funciona o esporte em todos os seus âmbitos, sabendo desde as regras até a sua história, visto que é preciso ter referências para projetar o futuro. Para ser um técnico não necessariamente você tem que ser bom de bola, mas é importante ter o mínimo de habilidades para poder demonstrar na prática o que deseja que os seus jogadores façam, é em alguns lugares até requisito ter sido jogador de futebol profissional por um período de tempo ou no mínimo jogador amador.

Invista na Sua Formação Profissional:

como se tornar um treinador de futebolPara ser um treinador de futebol não existem formações específicas exigidas, mas o mais recomendado é investir na sua formação profissional para ter mais chances de ser mais bem sucedido na carreira. Por isso, o ideal é fazer um curso superior de Educação Física, que irá prepará-los para atuar no mundo dos esportes. Também é recomendado fazer cursos específicos para ser técnico de futebol como, por exemplo, o que é oferecido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e pela Universidade do Futebol abaixo postamos um vídeo da Universidade do futebol falando sobre essa incrível profissão, os custos dos cursos estão nos sites respectivos da CBF e da Universidade do futebol, tem valores diversificados por se tratarem de cursos específicos e etapas de formação que o aluno vai evoluindo.

Faça Estágios:

Se você tem muito conhecimento na área de futebol e está fazendo o curso de treinador de futebol e já fez outros cursos se sente razoavelmente preparado uma boa alternativa para ingressar na carreira é fazer estágios, basta procurar os clubes de futebol e se inscrever para as vagas de estágio. Nesse caso, você pode começar treinando ou auxiliando os treinadores nas categorias de base dos times é importante não desistir e buscar seu lugar ao sol.

Mantenha Uma Rede de Contatos:

No universo dos treinadores de futebol é de fundamental importância ter uma rede de contatos, o que lhe permite ter indicações para treinar times. Portanto, é indicado se inserir completamente no mundo do futebol, fazendo amizade e trocando contato com as pessoas ligadas aos clubes como, por exemplo, executivos, dirigentes, presidentes agentes esportivos, e até mesmo os próprios jogadores.

4 Pontos Fundamentais Para Ser Um Treinador De Futebol

  • Boa formação acadêmica

Com uma boa formação acadêmica com já falamos acima, você se destacará no estagio e na vida profissional aprendendo com os melhores, então invista em você faça cursos se inscreva e tenha foco você será bem sucedido.

  • Experiência como jogador de futebol

A experiência caso você tenha vai lhe colocar a frente dos demais concorrentes e como você será visto pela diretoria? Será visto com alguém que sabe fazer o que ensina que mostra como se faz.

  • Liderança

De todos os pontos esse é o mais forte deles, se você tem característica de liderança você tem o melhor requisito para ser um treinador de futebol de alta qualidade, liderança é o ponto que as equipes buscam, um bom líder motiva ensina lidera, uni, conversa, sabe lhe dar com pessoas e tem o grupo na mão, as pessoas confiam nele ele é a referencia para todos quando ele fala o grupo se silencia para ouvir e quando a influencia é verdadeira os comandados executam com fidelidade suas orientações. Seja um líder para ser um bom treinador de futebol.

  • Atualização profissional

Indispensável nesta profissão e em várias que conhecemos, atualização profissional vai fazer de você um treinador antenado com o que tem mais de atual no mercado se colocando a frente de seus adversários. Um exemplo foi do Técnico Tite que passou uma temporada fora do brasil se reciclando buscando atualização, e veja bem ele é um técnico de primeiro escalão, campeão em vários clubes que passou e até campeão mundial, uma referencia para o mundo. O futebol é um dos esportes mais dinâmicos e modernos do mundo, estão sempre surgindo novidades nesse ramo. Para não ficar para trás, você deve se manter atualizado fazendo cursos e seguindo na arte de aprender.

Comece Com os Times de Menor Expressão:
Todo o profissional bem sucedido tem que começar de algum lugar, sendo assim é recomendado começar a treinar times de menor expressão. No início o trabalho pode até ser feito de graça ou com uma ajuda de custo, pois serve para você ganhar experiência e colocar títulos no seu currículo, visto que isso é muito importante em uma contratação, será parte de sua história neste cenário promissor que é ser um treinador de futebol.

Quanto Ganha Um Treinador de Futebol:

quanto ganha um treinador de futebol
O salário de um treinador de futebol varia muito de acordo com o seu currículo e prestigio neste cenário esportivo. Pois um iniciante pode faturar de mil a cinco mil reais, enquanto que um profissional renomado pode ganhar na casa dos milhões por mês juntando salário direito de imagem comerciais e etc.

Para ser um treinador de futebol é preciso investir na carreira e manter-se sempre atualizado para se tornar interessante e ter o que oferecer aos clubes contratantes seguindo os 4 pontos descritos neste artigo e se profissionalizando você estará entre as melhores opções.

Você tem alguma dúvida ou sugestão sobre como ser um treinador de futebol? Nos conte nos comentários!

Curta nossa página compartilhe com seus amigos, quem sabe tem alguém precisando ler este artigo.

Veja também 
Como ganhar dinheiro rápido e seguro na internet
7 franquias de sucesso no brasil em 2016
Como se tornar uma consultora Mary Kay

One thought on “Treinador de Futebol como ser?

  1. Pingback: 7 Franquias de Sucesso no Brasil 2016 - Promo Business

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *