Como montar uma sorveteria passo a passo

O verão chegou e com a estação todas as oportunidades que vem com ela. Neste artigo vamos  dá dicas de como montar uma sorveteria passo a passo, mostrando as opções de mercado se fabricar ou representar, onde montar, qual capital médio para iniciar o negócio, faturamento médio, lucro estimado e prazo de retorno do investimento.

Negócio lucrativo principalmente no verão quando todo mundo quer se refrescar e é também um alimento nutritivo e com vitaminas A,D,K, E do complexo B além do cálcio que é ótimo para crianças e idosos.

É uma opção que vem crescendo também em outras épocas do ano, e derrubando o preconceito que faz mal no inverno.

Mas antes de abrir um negócio sempre faça um aplano de negócios é uma espécie de plano estratégico que vai lhe mostrar muito sobre o que você deseja fazer, no site do sebrae tem detalhadamente e nos postos de atendimento deles também.

Voltando ao nosso assunto principal, procure pelo ponto certo, lugar de movimento próximo a ponto de ônibus ou perto de escolas lugar de fluxo.

como montar uma sorveteriaNa Europa onde é mais frio temperaturas mais baixas o órgão que cuida disso vem fazendo um trabalho mostrando que o sorvete é um alimento e não só um refresco, vem dando muito certo. Aqui no Brasil o órgão que cuida disso vem seguindo o mesmo caminho.

Seja caprichoso, pense primeiro na qualidade do serviço no atendimento prime e se destaque. Você vai ver que ganhará até fregueses de outros bairros e outros estabelecimentos se o seu produto for bom e seu atendimento ainda melhor.

Equipamentos e funcionários e Insumos

Uma pequena sorveteria pode funcionar com 2 empregados, um que fica responsável pelo caixa e outro por atender os clientes.

Os equipamentos básicos para se iniciar uma sorveteria seria:
-Balcão de atendimento
-Embalagens Plásticas
-Freezer expositor
-Letreiro
-Mesas e cadeiras para clientes.
-Milk-shake mixer
-PDV (terminal eletrônico de Ponto de Venda) com impressora de cupom fiscal
-Utensílios para armazenamento de casquinhas, copinhos, dispensadores de guardanapo, etc.
-Balança de precisão para os sorvetes de massa

Além do sorvete que você precisa e vai buscar em fornecedores e fabricas locais, vai precisar de insumos que na maioria das vezes é fornecido ou indicado pela fabrica de sorvete, insumos que são:

-Banhos/ coberturas
-Casquinhas (biju, biscoito, cestinha, etc)
-Castanhas de caju
-Chocolate e cacau
-Coco ralado
-Copinhos p/ sorvete
-Crocante
-Guardanapos
-Rolinhos wafer
-Outros

Investimento e retorno

O Investimento é de aproximadamente 16 mil reais. E depois do ponto consolidado e funcionando, Gera um faturamento de 18 a 25 mil reais por mês, com margem de lucro de 80% do volume faturado no mês.

O retorno do investimento é em aproximadamente um ano e meio.

Estes números são estimativas, pois dependendo do lugar onde você for montar sua sorveteria. Pode ser maior como pode ser menor o investimento e o retorno.

Veja Também:
Como ganhar dinheiro no mercado livre totalmente de graça
Como vender produtos Hinode pela internet
7 Franquias de roupas baratas e lucrativas 

Esperamos ter ajudado você e se gostou compartilhe indique e se cadastre para receber mais dicas de negócios, toda semana tem.

Abraço e até

11 thoughts on “Como montar uma sorveteria passo a passo

  1. Cristiane Nogueira Firmo disse:

    Boa tarde muito boa sua dica, estou estudando empreendedorismo e meu plano de negócios será feito para uma mini sorveteria.

    1. Olá Cristiane, que legal nosso objetivo principal é ajudar com nossas dicas as pessoas que chegam em nosso site.
      Obrigado por seu comentário, volte sempre.

  2. Cristiane Nogueira Firmo disse:

    Boa noite como será uma sorveteria pequena, eu devo colocar o sorvete para vendas em bolas ou no peso, como vai ser em um bairro da cidade será viável ou não colocar balança me ajude aí o que você acha agradeço desde já.

    1. Olá Cristiane,
      Para ter um visão mais detalhada e uma orientação mais precisa você vai precisar da ajuda de alguém na região o Sebrae tem um assessoria que pode ajudar. Mas falando de bolas e peso você pode ter os dois no mesmo lugar.
      Mas antes precisa calcular o preço de venda do sorvete por quilo para usar balança, precisa ver quanto sai o quilo do sorvete colocando na conta tudo que você vai usar, incluindo todos os custos fixos e variáveis além do insumo, depois colocar a margem de lucro encima.
      o preço precisa pagar o que foi investido e todo o processo, aconselhamos que seja próximo a escolas de grande movimentação de pessoas e que fique bem visível e de fácil acesso para os clientes.
      neste negócio ganha-se bem no giro na quantidade de pessoas que compram o sorvete de você. Como te falei pode ser um serf service de sorvete com uma balança no final para pesar o sorvete.
      Se resolver vender por bolas calcule o custo de cada bola de sorvete para compor o preço final, o objetivo é o preço final ele precisa pagar tudo e te pagar também.
      Em relação ao bairro precisa se fazer uma pesquisa e ver o movimento do lugar que pretende montar o negócio.

    2. Danilo Magalhaes disse:

      Olá, meu nome é Danilo, e eu recomendo vc iniciar vendo no cascão e na casquinha, e isopor, pro cliente levar, conforme vc achar que está crescendo , vc começa a vender no quilo com a balança.

  3. Cristiane Nogueira Firmo disse:

    Boa tarde recebi uma tabela de uma fábrica de sorvete, eles tem uma tabela sugerida para revenda e acho pouco lucro, você teria um email para eu te enviar a tabela para você me da uma sugestão também tenho dúvida no preenchimento na tabela de receitas operacionais.
    Desde já agradeço.

  4. ana rodrigues disse:

    hola ,muito util seu video ,gostaria de saber onde fazer un curso para aprender a fazer o sorvete e principalmente operara as maquinas,estou economizando para montar un negocio e penso colocar uma pequeña sorveteria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *