Como montar um mini mercado com pouco dinheiro

Como montar um mini mercado com pouco dinheiro

Um mini mercado é a pedida ideal para produtos de primeira necessidade, ou seja, embora não trabalhe com grandes variedades de itens, os mini mercados atendem às pessoas que realizam pequenas compras e que buscam opções próximas à sua residência.

Para você que está pensando em abrir um mercadinho, é interessante realizar uma pesquisa de mercado, pois somente após as informações extraídas desse documento, você poderá entender as reais necessidades das pessoas de uma determinada região (a qual você deseja abrir o seu negócio) e conhecer seus concorrentes, além de determinar se existem chances de sucesso.

Segundo o Sebrae, cerca de 80% das empresas duram por 5 anos, enquanto 60% não sobrevivem por mais de 2 anos. Por isso, a pesquisa de mercado, juntamente com um plano de negócios é fundamental para o seu negócio, afinal, é apenas por meio deles que será determinado o público-alvo, objetivo do negócio, concorrência, localização, vizinhança, vias de acesso, publicidade e muito mais.

 

Abertura e Regularização mini mercado

abertura do mini mercadoDe modo geral, você precisará de registro junto à Secretaria da Receita Federal para a obtenção do CNPJ, além de documentos de regularidade da junta comercial, alvarás de funcionamento tanto da prefeitura, como da vigilância sanitária e demais documentações.

Em outras palavras, para a parte da documentação, procure um profissional habilitado ou a ajuda do Sebrae de sua região.

 

Estrutura e Localização

estrutura mini mercadoO ideal é que o seu negócio seja instalado em uma rua de movimentação, isto é, quanto maior o fluxo de pessoas e veículos pelo local, melhor. Por isso, na hora de escolher a melhor localização, considere o objetivo do seu negócio, o público que você deseja alcançar, a população dos arredores, a concorrência existente, as condições do imóvel e as vias de acesso.

Em relação à parte estrutural, deve-se levar em conta de que é necessário prateleiras

Um mini mercado precisa de áreas específicas, dentre elas as seções de carne, hortifruti, mercearia, laticínios, higiene, limpeza, bebidas, etc.

Precisará ainda de equipamentos específicos, como gôndolas e prateleiras, balcões aquecidos e refrigerados, freezers, geladeiras, expositores de bebidas e laticínios, assim como um estoque para carnes e outros alimentos frios, carrinhos, caixas e espaços destinados para o estoque, assim como para o setor administrativo.

Toda a estrutura deve ser previamente analisada, considerando todas as áreas e produtos que você englobará em seu novo negócio.

 

Divulgação

publicidade mini mercadoComo estamos falando de um mini mercado em uma determinada região ou bairro, é muito importante a propaganda boca-a-boca, afinal, esse tipo de publicidade é essencial para novos negócios deste segmento.

Além disso, é interessante a publicidade com panfletos, anúncios em rádios e claro, nunca esquecer da internet, porque hoje todos estão no mundo online.

 

Investimento

O investimento para um mini mercado, que se baseia na compra de equipamentos, prateleiras, expositores, pequenas mesas, um freezer grande e outros equipamentos básicos e indispensáveis para a montagem, e compra de produtos, pode girar em torna de R$ 30 a R$ 40 mil.

É importante lembrar que esse valor pode variar muito, dependendo da quantidade de produtos, despesas tributárias, localização, gastos com pessoal, capital de giro, entre outros. Por isso, é imprescindível a elaboração de um plano de negócios, o qual você colocará no papel tudo o que será necessário para abrir um mini mercado e obter o sucesso profissional que todo comerciante almeja.

Deixe seu comentário, compartilhe esse artigo nas redes sociais ajude mais pessoas com essas informações, e se inscreva para receber mais artigos como esse.

Se quiser pode ainda buscar mais artigos em nosso buscador abaixo, até a próxima.

 



Pesquise aqui, no BUSCADOR DE ARTIGOS

7 thoughts on “Como montar um mini mercado com pouco dinheiro

  1. Boa tarde

    Meu nome e Valdir

    O site de vocês e muito bom e esclarecedor para nós que almejamos montar nosso próprio negócio.

    Parabéns

    1. Obrigado !! essa é nossa missão ajudar ao máximo.

  2. Everaldo Silva de jesus diz:

    O sait de vc é muito rico em informações foi tudo q presizava

  3. leandro martins da silva diz:

    ola 20 mil tava pra começar mercadinho meu sonho construir meu próprio negocio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *